segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Zona Norte do Rio de Janeiro esta valorizando

Estava lendo o site do Sidney Resende e lá há uma matéria sobre o aquecimento do mercado imobiliário da zona norte que é uma excelente notícia para a cidade, especialmente somando com, por exemplo, o viés de crescimento na Zona Oeste, com o Bangu Shopping e a Companhia Siderúrgica do Atlântico.
De acordo com o texto no site de Rezende, o setor imobiliário voltou os olhos para bairros tradicionais que estavam esquecidos: São Cristóvão, Vila da Penha e Del Castilho, que estão com empreendimentos imobiliários, com unidades mais sofisticadas que ajudam a valorizar a região.
Por exemplo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), traz a informação de que bairro Del Castilho alçou o terceiro lugar em número de lançamentos de imóveis no primeiro semestre de 2007. Ele é responsável por 16% das novas unidades na capital fluminense, ficando lado a lado com a Barra (17%) e passando à frente do Recreio. Apesar do artigo não dizer, podemos dizer que o fato de a Linha Amarela ter criado uma linha direta com a Barra, o Nova América Shopping, o Norte Shopping e o Engenhão ajudaram muito a valorizar o bairro.
Para Manoel Maia, vice-presidente do Sindicato de Habitação do Rio (Secovi-Rio), a Zona Norte é a zona do futuro, porque tem uma grande possibilidade de expansão, já que a Zona Sul está totalmente ocupada e a Zona Oeste em desenvolvimento.
Um dos sinais disso foi a venda em apenas 15 dias, em 2001 na Vila da Penha pela Rossi Residencial, sucesso que se repetiu por outras vezes e em outros bairros da região.
De acordo com analistas, os moradores da zona norte só têm o que festejar. A atenção que o mercado imobiliário está dispensando para a região tende a levar melhorias na segurança, lazer, comércio e serviços. Por meio de parcerias com a prefeitura, as empresas estão revitalizando áreas antes deixadas de lado, investindo em melhorias não apenas nos terrenos comprados, mas também no entorno dos novos condomínios, abrindo espaço para que a região seja novamente valorizada. “Há espaço para a expansão da cidade em outra direção diferente da óbvia zona oeste”, conclui a pesquisa da Ademi.
Fonte: Sidney Rezende (leiam, vale a pena)

Nenhum comentário: